PALESTRANTES

Adenilson Boccato

Gerente associado de Cibersegurança na Protiviti, possui mais de 20 anos de experiência em TI. Instrutor de Linux, professor universitário em disciplinas de segurança, computação em nuvem e governança de TI.  Experiência em resposta a incidentes de segurança, Gestão de Vulnerabilidades, SOC e Inteligência de Ameaças. Possui certificações LPI, ITIL, ISSO 27K e CISM.

Aguinaldo Bizzo

Engenheiro Eletricista e de Segurança do Trabalho, Diretor Técnico da DPST – Desenvolvimento e Planejamento em Segurança do Trabalho e, da B & T – Ensaios Dielétricas; Membro GTT NR-10 (vigente); Inspetor de Conformidades e Ensaios Elétricos – ABNT da NBR 5410 – Instalações Elétricas de Baixa Tensão e da NBR 14 039 – Instalações Elétricas de Média Tensão; Membro do GTT NR 35 – Trabalho em Altura; Diretor da DPST- Desenvolvimento e Planejamento em Segurança do Trabalho; Conselheiro do CREA-SP – Câmara Especializada de Engenharia Elétrica; Autor do Livro – Vestimentas de Proteção FR para Arco Elétrico e Fogo Repentino.

Alessandro Magalhães

Executivo com mais de 30 anos de atuação na gestão de Tecnologia e Infraestrutura em Cloud (DevOps), Segurança da Informação, Continuidade de Negócios, Governança, Compliance e Auditoria no segmento de telecomunicações, instituições financeiras, governo e serviços.

André Luiz Scheiner Ramos

Gestor experiente em planejamento e governança de projetos, com foco em resultados financeiros e redução de custos. Ele tem profundo conhecimento no mercado de dados e voz, liderando reestruturações administrativas e financeiras. Com vasta experiência em editais, RFPs e licitações, André conduziu melhorias operacionais e mudanças em várias regiões do Brasil. Especialista em auditorias e gestão da qualidade (ISO, ABNT, NBR), destaca-se pela eficiência em ambientes de missão crítica.

Antônio Marcos Alberti

PhD, cientista, professor, escritor, palestrante, desenvolvedor C/C++, engenheiro, futurista, pioneiro de Internet do futuro e arquiteto de 6G. Coordenador do Information and Communications Technologies (ICT) Laboratory do Inatel. É doutor em Eletrônica e Telecomunicações pela Unicamp e pós-doutor pelo Electronics and Telecommunications Research Institute (ETRI) da Coréia do Sul. Autor de mais de 100 artigos científicos. Já ministrou mais de 80 palestras sobre tecnologia e suas disrupções. Pai da arquitetura convergente de informação NovaGenesis. Contribuiu para documento de requisitos para Internet do Futuro na Coréia do Sul. Contribui para a arquitetura do Projeto Brasil 6G. Criador do movimento de empreendedorismo social em rede chamado Renascidade.  Autor do livro Novos Renascimentos. 

Antonio Marcos Moreiras

Gerente no NIC.br, onde trabalha para fomentar o desenvolvimento da Internet no Brasil, atuando na disseminação de boas práticas e tecnologias importantes, como IPv6, NTP, DNSSEC e RPKI, nos Internet Exchanges do IX.br, no projeto de infraestrutura compartilhada chamado OpenCDN e em outras iniciativas. Por formação, Moreiras é engenheiro eletricista e mestre em computação pela Escola Politécnica da USP.

Bruno Rigatieri

Ingressou na WDC Networks em 2015, passando pelas áreas de Marketing, Financeiro e Produtos, onde foi supervisor. Em 2018, desenvolveu o departamento de compras, assumindo responsabilidade pela área de Supply Chain da empresa no cargo de Diretor de Compras, assumido também a área de Administração de Vendas. Atualmente, como Diretor Comercial, lidera equipes de vendas e o time de Design Center, formado pelo time de engenharia de pre vendas, com o compromisso de atender clientes com soluções personalizadas e integradas com o amplo portfólio de produtos e serviços da WDC.
O executivo é graduado em Administração de Empresas pela FAAP, em 2017. Também realizou cursos técnicos nas áreas de Compras e Gestão de fornecedores pela FGV-SP em 2020 e 2021, respectivamente.

Carlos Aurelio Oliveira Gonçalves

Possui graduação em Administração de Empresas pela Universidade Estadual do Ceará, Pós-graduado em Política e Estratégia na ESG/UFPE, Especialista em Redes de Computadores e Sistemas Distribuídos Universidade Federal do Ceará, Mestre (MSc) em Ciências da Educação na Universidad Politécnica y Artística del Paraguay, Mestrado Profissional com todas cadeiras concluídas (menos defesa) em Ciências da Computação com ênfase em Informática educacional da Universidade Estadual do Ceará. Doutor em Ciências da Educação na Universidad Politécnica y Artística del Paraguay. Foi professor universitário do ESUDA-Recife e da UNICAPE. Professor temporário da Universidade Estadual Vale do Acaraú-Ce.Concursado pelo DASP foi lotado na Universidade Federal de Pernambuco no cargo de Administrador/ NS, transferido para o IFCE. Requisitado pelo TRE-CE para Secretaria de Informática. Tem experiência nas áreas de consultoria empresarial. Foi gerente de sucursal da Gazeta Mercantil S/A. Especialista em Cibersegurança com conhecimentos em Bancos de Dados e Nuvens. Tem atuação na gerencia de ensino no uso de TICs para ambientes ensino-aprendizagem, e em ciência da Computação, com ênfase em Arquitetura de Sistemas de Computação e Informática Educacional, atuando principalmente no seguinte tema: wimax,mpls, vpn e novas tecnologias de conexão, Segurança da Informação e Auditoria e Governança de T.I. Foi chefe do núcleo de educação a distancia/Nead-IFCE/Campus Fortaleza. Professor Tutor de EAD / IFCE. Gerenciamento de projetos (PMBOK) e palestrante nas áreas de TI e projetos de gestão públicas. É jornalista e presta serviço de assessoria em áreas de seu conhecimento. 

Christiano Finamore

Com 30 anos de experiência profissional, Christiano possui MBA pela FGV, pós-graduação em Administração, bacharelado em Engenharia Mecatrônica, e especialização em sistemas de ar condicionado no “Trane Graduate Training Program” em LaCrosse-WI (EUA), além de ter participado de dezenas de cursos de desenvolvimento técnico e executivo. Desenvolveu sua carreira em importantes multinacionais fabricantes de sistemas de automação como The Trane Company e Honeywell. Hoje lidera tecnicamente uma integradora de sistemas de automação e é fundador da XRIOT, uma startup de soluções de IoT.

Cleber Pettinelli

Possui mais de 25 anos de experiência nas áreas de Telecomunicações, Energia e TI. É graduado em Sistemas de Computação pela Universidade Luterana do Brasil, com MBA em Gestão de Projetos pela FGV e MBA Executivo/Financeiro pelo INSPER. Durante sua carreira, destacou-se no setor de Energia, dedicando-se por mais de 10 anos nas agendas de modernização e digitalização das redes de distribuição. Atua a mais de 15 anos no setor de Telecomunicações. Atualmente é Diretor da Unidade de Negócios de Telecomunicações na Prysmian do Brasil, e também Diretor de Operações na Fiber Broadband Association, onde continua a contribuir para o crescimento sustentável e a inovação do setor.

Daniel Moura

Empreendedor de tecnologia com mais de 15 anos de experiência em liderança em projetos para empresas Fortune 500 como Shell, Petrobras e Vale. Fundador de três empresas líderes de IA em seus respectivos setores: Pix Force (líder na Indústria 4.0 e startup de IA nº 1 no Brasil nos últimos 5 anos), Acertpix (SaaS antifraUde para documentos de identidade) e Redsoft (análise automatizada de carcaças bovinas).

Daniel Vagner

Consultor na Telefónica (Vivo) na área de tecnologia e desenvolvimento de novos produtos e topologias para a Rede Externa, atua também como palestrante. Com mais de 20 anos de experiência em telecomunicações, participa diretamente de projetos em redes de acesso, longa distância e FTTx, incluindo iniciativas de distribuição de fibra óptica através de redes pré-conectorizadas.

Dhiego Frances

Com 16 anos de experiência no mercado de Telecom, destes, 6 anos dedicados à evolução dos negócios de Internet das Coisas. Graduado em Sistemas de Informação, MBA em Gestão de Projetos e especialização em Liderança da Inovação. Atuou em projetos de desenvolvimento de plataformas de Telecom, Implantação do Cabo Submarino Monet e atualmente é o líder executivo da Tribo IoT na Algar, unidade de negócios dedicada à aplicação da estratégia de IoT, desenvolvimento de produtos e parcerias e experiência do cliente.

Douglas Conrad

Começou a empreender com 17 anos em uma loja de artigos gauchescos, depois empreendeu em outros 4 segmentos: indústria de confecção, serviços de entrega, serviços de informática e indústria de software. Em 2002 fundou junto com sua esposa a Opens Tecnologia, empresa de Software as a Service que atende grandes cases nacionais com sua plataforma de Gestão e Relacionamento de Experiência do Cliente. É especialista em tecnologias WEB, Experiência do Cliente e Serviços de Atendimento ao consumidor.

Douglas Ozanan

Engenheiro de Telecomunicações desde 2006, 20 anos de experiência no mercado de infraestrutura e há 9 anos é responsável pela operação comercial da Panduit, tratando de políticas comerciais, habilitação de canais e distribuidores, provendo atendimento comercial, logístico e técnico.  Ministrou os cursos de certidicação da Panduit por 4 anos. Iniciou a operação comercial da Microsemi – Divisão de PoE, na América Latina em 2013/2014. Sócio da Groz desde 2015, empresa de representação comercial que suporta comercialmente fabricantes de infraestrutura líderes de mercado. 

Eduardo Shuto

Com mais de 25 anos de experiência na indústria de tecnologia desde o início do mercado de Internet no Brasil, começou sua carreira na PSINet. Empreendedor e com histórias de sucesso de várias empresas, sempre liderando os processos de M&A e financiamento, desempenhando um papel fundamental nas estratégias de aquisição e planos de integração. Na Equinix, colabora com a equipe de Desenvolvimento Corporativo para explorar e desenvolver novos mercados na América Latina alinhando com a estratégia global da empresa.

Eduardo Venturini

Formado em Engenheira Eletronica e  atuando no mercado de Telecomunicações em grande empresas do setor  desde 1995,  tem sólida experiência em infraestrutura de redes para diversos  ambientes como FTTX, HFC, xDSL, cabeamento estruturado em  redes corporativas e Data Centers.  Atualmente é o responsável técnico pelo portfólio de soluções e produtos para LAN,  Data Center e  FTTX na R&M.

Eli Batista

Country Manager da Siemon do Brasil , engenheiro eletricista, especializado em eletrônica e telecomunicações, administrador, com MBA em marketing pela USP, trabalhou em empresas como IBM, Basf, Itaú, Grupo Legrand, Philips entre outras. Com experiência gestão de equipes na área comercial, projetos de alta complexidade e missão critica como em DC e centros de Comando e Controle e agora se especializando em IA nos DC. Nas horas vagas adora cozinhar e cuidar da horta, plantas, jardins e afins. Sempre que pode, atua em trabalhos voluntários e de assistência social como por exemplo interpretando o palhaço AkioLá em comunidades carentes, asilos, orfanatos.

Emerson Felipe

Diretor Comercial na Seal Sistemas e Tecnologia, é responsável pelas vendas no Brasil e América do Sul de soluções de Inteligência Artificial, Virtualização, Visualização Profissional, Data Center, HPC, Redes inteligentes e devices de alto desempenho, além das plataformas de software multi brand . Meu trabalho também é de identificar projetos inovadores em Instituições de Ensino, Mercado Financeiro, Entretenimento, Óleo e Gás, executivo com mais de 15 anos de experiência no mercado de TI, com proejtos nas maiores multinacionais do Brasil,  Engenheiro de Sistemas, formado pela FGP, com especialização em administração pela FIA e PUC

Emilio Scalise Filho

Administrador de Empresas, Economista, Redes de Computadores, mestre em didática do ensino superior e informática, pós-graduado em análise de sistemas, técnico em eletrônica e atualmente cursando engenharia da computação.
Fundador da empresa Tellnet no ano de 1995, trazendo vasta experiência adquirida na área de Redes de Telecomunicações e Rede de Dados, advinda de fiscalização, elaboração e acompanhamento de projetos e execução ao longo de minha carreira profissional.
Professor Universitário e Instrutor Certificado dos Fabricantes Furukawa Electric Latam e Fluke Networks, ministrando treinamentos para Certificações de Cabeamento Estruturado, Projetos de Redes e Data Center, Fibra Óptica, FTTx, GPON e medições de redes Metálicas e Fibra óptica com OLTS e OTDR.

Erika Lasmar

Doutoranda e Mestre em georreferenciamento como ferramenta de análise de risco de incêndio em Patrimônio Cultural Edificado pela UFMG. Graduada em Engenharia Industrial Elétrica, atualmente é diretora da Esteves Lasmar Projetos e Consultoria Ltda. Filiada a ABRASIP MG e AMEI MG.
É Inspetora Modal de Elétrica no CREA-MG. Integrante do Grupo de Pesquisa IGNIS da UFMG. Participa do grupo de trabalho Tecnologia e Inovação do CODESE de Belo Horizonte

Flávia Tavares

Engenheira Elétrica formada pelo Instituto Nacional de Telecomunicações/MG. MBA em Sistemas de Telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense/RJ. Certificada em Fibra Optica e Tecnologia 5G. ). Atualmente, atua como Verificador Independente na ICO Consultoria, onde é a responsável técnica pelo contrato de concessões da INFOVIA Digital do Estado de Mato Grosso do Sul. Além disso, Flavia integra o Infra Women Brazil (IWB), um grupo sem fins lucrativos dedicado a promover e incentivar a presença feminina no setor de infraestrutura.

Gianfranco Pampalon

Engenheiro civil e especialista em Segurança do Trabalho com uma vasta experiência como Auditor Fiscal do Trabalho. Contribuiu, como representante governamental, para a elaboração da NR 35, que regula as normas de segurança para o trabalho em altura. Além de ser professor em cursos de pós-graduação em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho, é consultor independente e colabora também com o (SECONCI-SP)

Gilberto Zorello

Coordenador de projetos no NIC.br, onde é responsável pela coordenação do Programa por uma Internet mais segura, iniciativa do CGI.br e NIC.br para melhorar a segurança na Internet com a redução de ataques DDoS, Sequestro de Prefixos e Vazamento de Rotas e do projeto Exploração do TV White Spaces (TVWS) para Acesso à Internet no Brasil: desafios e oportunidades. É palestrante em eventos do NIC.br e em eventos das Associações de Provedores no Brasil. Possui larga experiência profissional em desenvolvimento de produtos para a indústria eletro-eletrônica, na gestão tecnológica de empresas telecomunicações e na coordenação de cursos de pós-graduação nas áreas de TI, desenvolvimento de software e telecomunicações. Por formação, Gilberto Zorello é engenheiro eletricista na modalidade telecomunicações e possui MBA em gestão de operações, ambos pela Escola Politécnica da USP.

Gilson Barbosa

Trabalha há mais de 20 anos com informática e internet, sendo os últimos 10 anos dedicados à telecomunicações, onde já trabalhou em vários provedores de internet (ISPs), além de outras diversas empresas, sempre com redes, informática e tecnologia. Atualmente presta serviços de Consultoria e treinamentos on-line nas áreas de telecomunicações e tem duas empresas, a G3Network que oferece soluções em telecom para ISPs e a Brasil Wifi que é um grupo de provedores de internet.

Glaucius Botosso

Empresário visionário e palestrante renomado, com formação em telecomunicações e mais de 12 anos de experiência na regularização de provedores de internet. Ex-proprietário de um provedor, ele transformou sua paixão por conformidade regulatória em um empreendimento de sucesso, fundando a GBX ISP Consult. Hoje, sua empresa é referência nacional, dedicando-se a auxiliar provedores de internet a navegar com excelência nas complexidades regulatórias do setor.

Gustavo Correa Lima

Engenheiro Eletricista com ênfase em Telecomunicações pela UNIFEI (2001), mestre em Comunicações e Processamento de Sinais pela UFSC (2004) e Especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações pela ANATEL (2005). 
Atualmente atua como Gerente Executivo de Soluções de Conectividade no CPQD e no Centro de Competência Embrapii CPQD em Open RAN. É membro participante de iniciativas como o Programa Open RAN @Brasil, Centro de Ciência para o Desenvolvimento da Agricultura Digital (CCD-AD SemeAR/FAPESP), Instituto de Redes do Futuro dos BRICs (BIFN) e Brasil 6G.

Hamilton José Mendes da Silva

Servidor da carreira de Ciência e Tecnologia, lotado no Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação. A nível de graduação possui formações em Engenharia Elétrica (Universidade de Brasília – UnB) e Bacharelado em Ciências Econômicas (Associação do Ensino Unificado do DF – AEUDF); com titulações de Mestrado em Economia de Empresas (Universidade Católica de BsB) e Doutorado em Educação em Ciências (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS). Ocupou no MCTI diversos cargos e atualmente, exerce a função de Diretor do Departamento de Incentivos às Tecnologias Digitais (DEINC), unidade responsável pela gestão de projetos de P&D realizados por empresas incentivadas no contexto das Leis nrs 8.248/91 (Lei de TICs) e 11.484/2007 (PADIS); bem como, a coordenação de projetos de P&D apoiados pelo MCTI, financiados com recursos dessa legislação no contexto de programas e projetos prioritários
(PPI). Representa o MCTI em diversos colegiados (entre os quais, o FUST, o FUNTTEL e o Comitê Nacional de Segurança Cibernética), além de ser membro do Comitê da Área de Tecnologia da Informação e Comunicação – CATI (Comitê Gestor do FNDCT para o setor de TIC).

Helcio Binelli

Sócio Diretor na PGB Security.

Atividades:

– Engenheiro Eletrônico , formado pela FEI em 1974;
– Trabalhou em fabricantes de equipamentos de TELECOM, tais como, Elebra e Ericson;
– Trabalhou 20 anos na TELESP, auxiliando na transição para privatização;
– 01 ano de Telefônica, atual Vivo;
– Fundou empresa de prestação de serviços e durante 15 anos executou trabalhos de Rede,  Infraestrutura, Logística e Laboratório de Reparos para todas as operadoras;
– Em 2014, migrou para o setor de Segurança Eletrônica, distribuindo produtos de proteção ostensiva;
– Diretor Administrativo da ABEPREST; 
– Membro do CT HUB, maior Hub de Tecnologia em Segurança Eletrônica; e
– Diretor do DEINFRA TELECOM da FIESP.

Henrique Carmine

Gestor e Administrador com ênfase em Tecnologia da Informação

Jorge Morgado

Consultor de Provedores de Internet, com foco na gestão, estratégia e modelamento de negócios de provimento de internet e redes de Telecom.
Engenheiro Eletricista e Telecomunicações da Conect Telecom.
MBA em Gestão de Qualidade e Produtividade pela UNIFOA.
Projetos em Rede Óptica FTTH e para concessionárias de energia.

José Borges da Silva Neto

Economista, Mestre em Desenvolvimento Econômico pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Mestre em Regulação pela Universidade de Brasília (UnB), José Borges é servidor público com mais de 15 anos dedicado à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), onde ocupou diversos cargos estratégicos, incluindo os cargos de Gerente de Planejamento Estratégico, Gerente de Controle de Obrigações de Universalização e Gerente de Acompanhamento da Ordem Econômica e Assessor do Conselho Diretor. Atualmente, ele atua como Superintendente de Competição, sendo responsável pela regulação e supervisão econômica do mercado de telecomunicações com foco na promoção da competição.

José Felipe Ruppenthal

Graduado em Tecnologia da Informação, Pós-graduado em Rede de Computadores e MBA em Gestão de Projetos. Certificado em The Next Generation of Infrastructure pela TU Delft e Negotiation and Influence pela MIT Sloan School of Management. Executivo com mais de 25 anos de experiência no Setor de Telecomunicações, fornecendo soluções de sucesso para superar os desafios de expandir e melhorar os serviços de telecomunicações e tecnologia no Brasil e América Latina. Atualmente lidera as iniciativas de consultoria e estratégia para o setor de telecomunicações na Telco Advisors.

José Maurício S. Pinheiro

Professor universitário no Centro Universitário de Barra Mansa – UBM e na Faculdade de Educação Tecnológica do Estado do Rio de Janeiro FAETERJ. Também é instrutor no Serviço Social do Transporte e Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte – SEST SENAT, atuando na área de Tecnologia da Informação. Possui conhecimentos em gestão tecnológica, com especialização em Inteligência Artificial, Telecomunicações, Automação e Redes de Computadores. É autor de livros e artigos abordando temas relacionados à Pesquisa Acadêmica, Redes, Tecnologia da Informação e Perícia Judicial em TI. Sua participação em Seminários e Congressos, tanto como palestrante quanto como convidado, destaca seu compromisso e envolvimento contínuo com o avanço dessas áreas de conhecimento.

Karine Mansour

Apaixonada por Tecnologia com formação em Engenheira de Telecomunicações e Administrador de Empresas, MBA em Engenharia de Telecomunicações, Gestão Estratégica e Gestão Governamental. Com mais de 23 anos de experiência no setor de telecomunicações.  Focada em Estratégia Técnica para Operadoras e Provedores de ISP.  Especializado na criação de estratégias técnicas para diferentes empresas do seguimento, onde auxilia através de novas tecnologias a atingirem seus objetivos. Sempre atualizando metodologias e formas da inter-relação entre provedores, operadoras, governo e cliente final.
Especialista em facilitar transações comerciais nacionais e internacionais, atendendo às normas e regulamentos de cada região.

Katia Pedroso

Executiva de regulação e de negócios em setores regulados com mais de 25 anos de carreira em empresas como TELCOnsultoria, Vivo/Telefônica, Anatel, Telebrás e Embratel. Advogada formada pela UERJ com pós-graduação em Direito da Concorrência e do Consumidor, teve carreira executiva na Vivo/Telefônica por mais de 14 anos, atuando como Diretora de Regulamentação do Grupo por mais de 5 anos. Apaixonada por temas de infraestrutura, como compartilhamento de postes e espectro, hoje é sócia diretora da TELCOnsultoria, uma empresa especializada em atuação em setores regulados.

Krister Almström

Krister Almström, de nacionalidade sueca, atua como Direto de Business Development Latam na Sitehop desde novembro de 2022 no Brasil onde reside há mais de 25 anos. O executivo acumula +30 anos de experiência na liderança de negócios internacionais nas áreas de TI, Segurança da Informação e Telecomunicações (Soluções Wireless), como também nos setores de fabricação de cabos e energia renovável. Krister é formado em Ciência da Computação e Engenharia pela Linköping University na
Suecia e obteve MBA em International Business Management pela Warwick Business School MBA program em Coventry/Inglaterra. O executivo atuou em cargos de liderança em empresas multinacionais reconhecidas como as Suecas Ericsson, Netcom e Elektroskandia e a Americana Tyco Fire & Security e o Grupo LAPP da Alemanha.

Leonel Rodrigues

Formado em Engenharia de Produção, Mecânica pela FEI, pós-graduado em Administração da Produção pela USP e possui MBA em Marketing pela FIA-USP. Com mais de 30 anos de experiência no mercado de soluções para energia e telecomunicações, destacou-se nos departamentos de produção, engenharia, marketing, vendas e gestão de produtos. Atualmente é responsável pela estratégia de mercado em infraestrutura de conectividade da Furukawa no Cone Sul.

Luciano Franz

Empresário, conselheiro da InternetSul, com 25 anos atuando no setor de Telecomunicações e Internet, ex-presidente da InternetSul (Associação de Provedores da Região Sul do Brasil) por dois mandatos, tendo atuado no setor tributário de provedores de Internet por mais de 10 anos, idealizador do Livro Tributação para Provedores durante sua gestão à frente da entidade e um dos maiores especialista no tema na atualidade. 

Luis Tossi

Engenheiro Eletricista formado pela Universidade Mackenzie, em 1987 com MBA em gestão de negócios pela FAE, Fundação Bom Jesus de Curitiba. Atua no mercado brasileiro de missão crítica a 35 anos, com extensa experiência em sistema de energia e refrigeração em data centers. Atuou como executivo de empresas globais da área de insumos de missão crítica por mais de 10 anos, com passagens pela Chloride e Emerson Network Power. Desde 2015 atua como consultor e projetista de data centers, desenvolvendo projetos de data centers principalmente para o mercado público e alguns provedores locais. Foi um dos fundadores da Associação Brasileira de data centers, onde atualmente ocupa a posição de vice-presidente.

Luiz Puppin

Head de Treinamentos na FiberX, Graduado em Sistemas de Informação com MBA em Serviços de Telecomunicações e Especialização em Comunicações Móveis, trabalha há mais de 20 anos no mercado de Telecom atendendo grandes empresas com os mais diversos fabricantes. Desde 2015 especializado em equipamentos Huawei, com mais de 20 certificações nesse fabricante, incluindo um HCIE-Datacom e a licença de Instrutor. Ministra treinamentos na área de IP desde 2010 focando principalmente na área de Backbone e Borda de Redes.

Luiz Henrique Barbosa

É atualmente o Presidente Executivo da TelComp. Economista pela Universidade Mackenzie, é também Pós Graduado em Direito Econômico e Setores Regulados pela Escola de Direito de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas, bem como em Administração, Negócios e Liderança pela Universidad Torcuato Di Tella. 
Barbosa se dedica há 16 anos ao mercado de telecomunicações. Antes de assumir a presidência da TelComp, trabalhava na Lumen Technologies (antiga CenturyLink) e atuava como membro do Conselho de Administração da Associação. Iniciou a carreira no mercado financeiro, como analista de investimentos no Deutsche Bank DTVM.

Marcel Saraiva

Gerente Nacional de Vendas Enterprise da NVIDIA e é responsável pelas vendas no Brasil das soluções de Inteligencia Artificial, Virtualização, Visualização Profissional, Data Center e HPC, além das plataformas de software da empresa. Seu trabalho também é de identificar projetos inovadores de StartUps especializadas em IA, o executivo com mais de 20 anos de experiência no mercado de TI, teve na sua carreia passagens pela SGI (Silicon Graphics), Intel e Scansource.  Engenheiro elétrico formado pela FEI, com pós-graduação em Marketing pela FAAP e MBA em Gestão Empresarial pela FGV.

Marcelo Barboza

Possui mais de 35 anos de experiência em TI. Instrutor, consultor e auditor de infraestrutura física de comunicações e data centers. Membro de comitês de estudos em cabeamento estruturado e data centers da ABNT. Certificações BICSI (RCDD e DCDC), Uptime Institute (ATS) e DCPRO (DCP e DCS). Instrutor da DCD Academy, Fluke, Instituto Brasil Pós. Assessor do programa CEEDA.

Marco Scocco

Iniciou sua carreira no início da década de 80 participando do desenvolvimento pioneiro das primeiras fibras ópticas no Brasil em uma empresa multinacional. Desde então tem se dedicado às telecomunicações, com ênfase nas comunicações ópticas, em empresas no Brasil, Inglaterra e Itália. Atualmente coordena o departamento de Engenharia da YOFC Brasil e está responsável por Desenvolvimento de Novos Negócios e Inovação. É Físico graduado pelo Instituto de Física da USP e Mestre em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da USP.

Marcius Vitalle

Engº Telecom. e Engº Eletricista – INATEL, Engº Seg. do Trabalho – UNB.

Operadoras de Telecomunicações para as quais trabalhou: Embratel, Telemig, Cotesp, Telebrasília, Telpe e na Holding Telebrás.
Nas Operadoras Estaduais coordenou setores de: Planejamento, Projetos, Implantação, Operação, Manutenção e Fiscalização de Infraestrutura de Telecomunicações, tendo exercido a função de Diretor de Operações da Telpe.
Na Telebrás foi Engenheiro Chefe da Área de Certificação de Produtos, Equipamentos e Sistemas assim como Coordenou a Gestão de Desempenho de Produtos Instalados em Campo junto as 28 Operadoras Estaduais mais Embratel.
Na Iniciativa Privada foi Diretor Técnico de diversas Empreiteiras, tendo realizado projetos de Implantação e Manutenção da Infraestrutura de Telecomunicações em vários estados brasileiros.
Desde 1995 é o CEO da VITALE CONSULTORIA, empresa especializada em: Infraestrutura de Telecomunicações, Resoluções de Conflito, Parcerias Estratégicas, Projetos de P&D, Projetos voltados para o Ordenamento de Redes Aéreas e Subterrâneas, Desenvolvimento de novas Topologias de Projetos, Consultoria em Engenharia de Segurança para Infraestrutura de Telecomunicações.
Como Palestrante tem apresentado Palestras Técnicas e Motivacionais.
Participa de Grupos de Trabalho em: Associações, SEESP, CONFEA e ABNT.
É Presidente da ADINATEL – Associação dos Diplomados do IDINATEL, entidade que conta com mais de 10 mil engenheiros diplomados no INATEL.

Paulo Curado

Formado em Engenharia pela Unicamp e com Especialização em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas em São Paulo, ingressou no CPQD como Pesquisador de Telecomunicações atuando na área de Fibras e Cabos ópticos.  Ocupou vários cargos gerenciais incluindo a Direção das Áreas de Laboratórios e Redes Convergentes. Foi membro do Conselho Administrativo da ABRAC e do Conselho de Administração da Padtec (2017-2020). Atuou como Presidente da Rede MTCI/Embrapii de Inovação em Inteligência Artificial (2020-2021). Atualmente é Diretor de Tecnologia e Inovação do CPQD e Coordenador da Unidade Embrapii – CPQD em Comunicações Avançadas.

Paulo Marin

Referência nacional em cabeamento estruturado, reconhecido internacionalmente e premiado com o “2014 Harry J. Pfister Award for Excellence in the Telecommunications Industry”, concedido pelo College of Engineering, University of South Florida, USA, por suas contribuições à indústria global de tecnologia da informação e telecomunicações. Marin é engenheiro eletricista, doutor e mestre em engenharia elétrica, em interferência eletromagnética e propagação de sinais, respectivamente. Com mais de 30 anos de experiência profissional no setor de TI e telecomunicações em nível internacional, o Dr. Marin é consultor, membro sênior do IEEE, autor de livros técnicos, coordenador de normalização da ABNT/Cobei, palestrante e colunista da revista RTI.

Oswaldo de Freitas Alves

Engenheiro de Telecomunicações pela Unijorge-BA e MBA em Gestão de projetos – UFF-RJ, na RNP desde 2010, compondo as equipes de Operação (2010-2013), Engenharia (2013-2020) e desde fev/2020 atuando como Gerente de Projetos Estratégicos na DEO – Diretoria de Engenharia e Operações, com atuação na gestão da equipe responsável por programas e projetos, incluindo os Programas Norte e Nordeste Conectado, Infovias Estaduais do Programa Conecta, e Projetos em parcerias com empresas de transmissão de energia.

Reynaldo Jeronimo

Engenheiro Eletricista com MBA em Marketing pela ESPM (Brasil) e Gestão de Negócios pela Universidade Bocconi (Itália). Com mais de 35 anos de experiência na América Latina em empresas multinacionais no mercado de Telecomunicações, especialmente em Fibras e Cabos Ópticos. Atuou em P&D, Marketing, Operações e Relações Governamentais. Atualmente, é CEO da YOFC Cabos e Soluções, líder na fabricação de preformas, fibras ópticas, cabos ópticos e sistemas ópticos.

Renan Lima Alves

Fundador da ABDC e atual Diretor de Relações Internacionais, Renan é um executivo internacional com mais de 20 anos de experiência na indústria de Missão Crítica. Possui ampla experiência em projetos de geração de alta complexidade, como usinas a gás, biogás, aplicações offshore e UPS Dinâmicas. Foi CEO de importantes empresas do setor e liderou diversos projetos turnkey de Data Centers e outras indústrias de missão crítica. Há dois anos, fundou a BOOST Engenharia para atender à crescente demanda na exigente indústria de Data Centers, fornecendo consultoria estratégica, projetos turnkey como General Contractor e manutenção.

Ricardo Capozzi

Advogado e Professor universitario para os cursos de Tecncologia em Redes de Dados, Sistemas da Informação e Ciência da Computação para as disciplinas de Redes, Protocoloes, Roteamento Avançado, Cabeamento Estruturado e Artuitetura de Redes com certificação CCNA. Coordena o Núcleo de Estudos de Pericia Digital ligado a Comissão de Pericias Forenses da OAB-SP. Especialista em Direito Digital e candidato a Msc. em Direito pela FADISP, dedica seus estudos no campo os exames técnicos de provas e elementos digitais com auxilio da I.A.

Roberto Bettoni

Formado em Engenharia Elétrica Eletrônica (1978) e Mestre em Engenharia Eletrônica (1985) pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo – SP. Diretor Presidente da BETTONI Automação e Segurança Ltda., com quase 30 anos de experiência e mais de 50.000.000 m² projetados. Especialista em projetos, consultoria e gerenciamento de automação predial e residencial, detecção e alarme de incêndio, segurança patrimonial, telecomunicações e multimídia, com projetos implantados na maioria dos Estados brasileiros.

Rodrigo Urçulino

Profissional com vasta experiência no setor de energia elétrica. Com passagens pela Cemig, Aneel, Eletrobrás Termonuclear e Furnas Centrais Elétricas, atuou em diversas áreas, desde planejamento e regulação até operação e desenvolvimento de negócios. Sua formação inclui bacharelado em Engenharia Elétrica e Direito. É reconhecido por sua participação em grupos de trabalho e audiências públicas relacionadas ao compartilhamento de infraestrutura.

Rodrigo Vieira Vaz

Auditor-fiscal do Ministério do Trabalho e Emprego desde 2007, graduado em Engenharia Elétrica e pós-graduado em Engenharia de Segurança do Trabalho. Atualmente, exerce suas auditorias na gerência regional do trabalho em São Carlos/SP e coordena o Projeto de Análise de Acidentes e Doenças do Trabalho do Estado de São Paulo e coordena o Grupo de Trabalho Tripartite de revisão da NR 10 – Segurança em Instalações e Serviços em Eletricidade.

Rogerio Mariano

Líder trilingue em gestão empresarial e tecnologia, com 23 anos de experiência e um histórico de sucesso em cinco indústrias: Telecomunicações, TI/Internet, Mídia, Petróleo/Gás. Especialista em Cabos Submarinos, Peering, CDN, IP Transit e Redes ULH, ele é conhecido por sua habilidade em conduzir projetos de grandes redes em edge computing.
Atualmente, ele é Global Head de Planejamento de Edge Network na Azion Technologies e Consultor na LACNIC, além de ser Chair do Comitê de Programação do GPF e fundador do Brasil Peering and Interconnection Forum (BPF). Sua formação inclui instituições renomadas como OSA Subsea OFC School, EGI.br e OEA/OAS.
Com vasta experiência em fóruns industriais, Mariano é uma referência no setor e oferece insights valiosos sobre interconexão e desenvolvimento internacional de redes e edge computing.

Rogerio Moreira Lima

Engenheiro Eletricista com Mestrado e Doutorado em Engenharia Elétrica (Telecomunicações), Coordenador da Comissão de Análise e Prevenção de Acidentes, da Câmara Especializada de Engenharia Elétrica e do Grupo de Trabalho SMP do CREA-MA (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão). Também exerce as funções de Professor Colaborador do Mestrado Profissional em Engenharia de Computação e Sistemas da UEMA (Universidade Estadual do Maranhão), membro efetivo ocupando a cadeira 54 da AMC (Academia Maranhense de Ciências) e Diretor de Inovação da ABTELECOM (Associação Brasileira de Telecomunicações)

Sandoval Feitosa

Diretor-Geral da ANEEL desde agosto de 2022, Sandoval Feitosa é servidor concursado da carreira de Especialista em Regulação da ANEEL desde 2005. Atuou na área de fiscalização da Agência por 9 anos. Em 2014, assumiu o cargo de Assessor da Diretoria da ANEEL e, em maio de 2015, foi nomeado para o cargo de Superintendente de Regulação dos Serviços de Transmissão. Posteriormente, em 2017, retornou à Superintendência de Fiscalização dos Serviços de Eletricidade no cargo de Superintendente. Foi nomeado para o cargo de Diretor da ANEEL em maio de 2018, finalizando seu mandato em março de 2022. Possui graduação em Engenharia Elétrica pela Universidade Federal do Maranhão (2002), Mestrado em Engenharia Elétrica pela UnB (2009), MBA em Gestão Empresarial com ênfase em Estratégia pela Fundação Getúlio Vargas (2017) e concluiu o curso Program on Utility Regulation and Strategy, ministrado na Warrington College of Business da Universidade da Flórida.

Sidney Simonaggio

Engenheiro em Eletrotécnica e Advogado.
Sócio-proprietário da Simonaggio Soluções Empresariais Ltda. e Head da área de Energia do escritório Carpena Advogados Associados.
Tem 45 anos de experiência no setor elétrico como CEO e COO das maiores concessionárias de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica do país.

Wesley Ribeiro

Com mais de 25 anos no mercado de TI, graduado em Analista de Sistemas e Pós Graduado em Engenharia de Redes pela Universidade Católica de Brasília, com MBA em Gestão Ambiental pela FGV, já atuou em diversas áreas da tecnologia, em especial no mercado de infraestrutura de redes e comunicação, é sócio fundador e CEO do Agrotech Global, uma empresa de tecnologia voltada para a cadeia produtiva do agronegócio com foco no desenvolvimento de soluções de armazenamento e processamento de dados, conectividade, telemetria, softwares de gestão agrícola e geomonitoramento.